Rali de Santo Tirso na estrada a 29 e 30 de Março

O concelho de Santo Tirso volta a estar na rota do Campeonato Norte de Ralis, desta feita para receber a terceira prova do calendário que será a primeira disputada em piso de asfalto. O evento organizado pelo Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST) disputa-se 29 e 30 de Março, pontuando também para o Desafio Kumho Portugal e para a Copa 106.

Sendo um dos ralis mais concorridos de Portugal, a edição deste ano pretende manter intactas as qualidades que tornam o Rali de Santo Tirso tão apetecível. A data da prova foi antecipada em relação aos anos anteriores, disputa-se a 29 e 30 de Março e fecha o ciclo de duas provas do Campeonato Norte disputadas anteriormente em piso de terra (Fafe e Vieira do Minho).

O CAST optou este ano por concentrar o rali apenas nos troços na zona Este do Concelho. Vila Nova do Campo / Roriz (Com 6,2km e tripla passagem), Mourinha / Hortal (com 8,7km e tripla passagem) e ainda Monte Córdova / Assunção (com 6,1km e dupla passagem) serão os focos da animação no dia de Sábado, mas como é habitual a super-especial de 6ª feira à noite disputada junto ao Mosteiro de Santo Tirso terá as honras de abertura da prova. Ao todo serão 58,5km competitivos.

Carlos Guimarães, Presidente do CAST e Director de Prova realça o trabalho para "manter o Rali de Santo Tirso como uma prova de referência em Portugal. Dentro das condicionantes de realizar um rali numa zona densamente populacional, tentamos  efetuar, todos os anos, algumas pequenas alterações no percurso, mas simultaneamente elevar o nível geral da organização da prova. A adesão das equipas, com mais de uma centena de inscritos em 2018 atestam a importância do nosso esforço."

Tal como tem acontecido em edições anteriores, o CAST tem em curso um período de inscrições a custo reduzido. Até hoje, 8 de Março, o custo da inscrição é de 300 Euros (seguro, GPS e IVA incluídos), tendo as equipas femininas, equipas do concelho, equipas da Copa 106 e Desafio Kumho Portugal um desconto adicional de 25 Euros. A partir de 9 de Março as inscrições passam a ter um custo único de 500 Euros (Seguro, GPS e IVA incluídos). As inscrições terminam ao final do dia 22 de Março (6ª feira).

O Rali de Santo Tirso é realizado em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso. Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, “ esta é uma prova de grande tradição, que marca o calendário desportivo no concelho e que tem crescido muito nos últimos anos, a todos os níveis: participantes, espectadores, profissionalização…”. Referindo que é intenção da autarquia “que esta prova possa continuar a crescer”.