O Kia Picanto GT Cup superou com distinção a exigente prova com que foi confrontado durante este fim-de-semana no Rali de Castelo Branco. Quatro equipas muniram-se do atrevido modelo desenvolvido pela Kia Portugal com a colaboração da CRM Motorsport e enfrentaram as exigentes estradas do distrito albicastrense. Hugo Araújo e Fernando Miguel foram os melhores deste quarteto de bravos e impuseram a sua força na categoria RC5.
Com o kit de ralis melhorado devido à estreita sintonia entre a Kia Portugal e a CRM Motorsport, o Kia Picanto GT Cup pilotado por Hugo Araújo, Francisco Esperto, Nuno Caetano e Gonçalo Inácio contaram com um modelo que agora tem pastilhas de travão de competição e um motor mais potente em dez cavalos. Estas características fizeram com que as equipas Kia se lançassem à estrada mais rápidas e capazes de lutar por posições com concorrentes de outras categorias superiores.
Hugo Araújo e Fernando Miguel começaram a ganhar, mas logo de seguida perderam para Gonçalo Inácio e Paulo Fiuza. Neste duelo de Kia Picanto GT Cup, a segunda dupla assumiu um ascendente no segundo dia de rali. Contudo, Gonçalo Inácio sofreu um infortúnio já na derradeira especial. Abandonou devido a um acidente e Araújo subiu à liderança da categoria e dos Kia Picando GT Cup para alcançar a vitória na sua estreia do Campeonato de Portugal de Ralis.
“Queríamos terminar e aprender. Precisamos de acumular muitos quilómetros. Conseguimos fazer tudo isso. O carro é muito, muito bom. Tem um chassis fantástico, trava muito bem. É um carro e um troféu que têm tudo para vingar nos ralis em Portugal”, afirmou Hugo Araújo.
O pódio da categoria RC5 contou, ainda, como Francisco Esperto, que terminou na segunda posição, e Nuno Caetano, que ficou em terceiro. O Kia Picanto GT Cup dominou, por completo, a classe. Esperto conseguiu, durante o fim-de-semana, apresentar vários momentos de grande competitividade que só não se concretizaram em tempo porque o rompimento de um tubo de travão o impediu de andar ao máximo na derradeira secção da prova. “Apesar do que aconteceu, este rali correu bem”, disse Francisco Esperto.
Nuno Caetano, habituado à competição em pista, teve o que chamou de “baptismo de fogo”. O piloto entrou para a prova com o objectivo de aprender as especificidades dos ralis e concretizou-o em pleno. “O balanço é positivo. Anda-se muito aqui. A estrada estava muito suja. Temos muito ainda para aprender”, contou.
Gonçalo Inácio não subiu ao pódio mas tira ilações muito positivas desta presença em Castelo Branco. “Com excepção da saída de estrada derivada de uma ineficiência na travagem que vamos diagnosticar melhor, estávamos a fazer uma prova espectacular, na liderança da prova. Podemos confirmar que este pequeno Kia Picanto é um carro divertido e vencedor na categoria onde se insere”, exclamou o piloto.
Tiago Raposo Magalhães, responsável da CRM Motorsport, ficou satisfeito com a prestação dos Kia Picanto GT Cup e enalteceu a evolução evidenciada ao longo de dois dias de prova. “O Kia Picanto GT Cup demostrou, mais uma vez, que é uma excelente solução, seja para a velocidade, seja para os ralis. Tem uma relação preço/competitividade imbatível e, adicionalmente, é um carro versátil. Possibilita aos seus proprietários participar em todas as provas de asfalto existentes no nosso país. Além disso, é um carro vencedor na sua categoria. Aproveito para dar os parabéns a todos os Pilotos “Picantes” que fizeram vibrar o público a cada passagem”, disse o responsável.
Já daqui a duas semanas os Kia Picanto GT Cup voltam a entrar em acção, desta feita, na versão de pista. Os irreverentes carros de competição vão correr, nos dias 6 e 7 de Julho, nas estreitas e desafiantes ruas de Vila Real, no evento que recebe o Campeonato do Mundo de Turismo em Portugal.
Fonte: CRM Motorsport