Carlos Vieira e Jorge Carvalho, do Team Hyundai Portugal, terminaram o Azores Airlines Rallye na 13.ª posição absoluta, quarta entre os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Ralis, realizando, apesar de alguns percalços sentidos na prova, uma boa campanha para as contas do título de 2018.
A dupla não conseguiu evitar um toque numa pedra no troço inaugural da derradeira etapa, Graminhais 1, que danificou o braço da suspensão traseira esquerda do Hyundai i20 R5 oficial, condicionando assim o andamento durante toda a restante secção e travando a brilhante recuperação que tinha protagonizado na véspera.
A queda na classificação foi inevitável, mesmo se para a segunda passagem pelo Grupo Marques (PE 12), durante a ligação, Vieira e Carvalho ainda conseguiram minorar um pouco os danos sofridos no carro. Apesar disso, a instabilidade fez com que não evitassem um ligeiro pião no troço.
Na assistência seguinte, os danos foram reparados, mas como já pouco havia a fazer na discussão à geral, optou-se por uma toada mais cautelosa para garantir os pontos do quarto lugar para o CPR, sem correr riscos desnecessários para os desperdiçar, mas não deixando por isso de manter um ritmo forte e de dar espetáculo aos milhares de espetadores que acompanharam a prova no terreno.
“O incidente logo no primeiro troço deste último dia limitou o nosso andamento. Foi pena, porque estávamos a fazer uma excelente recuperação e penso que subiríamos mais alguns lugares na classificação. De qualquer forma, o resultado acaba por não ser mau para o campeonato nacional”, reconhece Carlos Vieira.
“Sabemos que podemos contar com o Hyundai i20 R5 para a defesa do título, porque é um carro muito competitivo e fiável e estou seguro de que tem margem para ser ainda melhor, porque este projeto é ainda muito jovem, pelo que nos vamos concentrar no que resta de temporada”, conclui com uma nota de otimismo o campeão nacional de ralis em título.
O CPR 2018 regressa agora ao continente, à região centro de Portugal, com o Rali de Mortágua, que se disputa a 27 e 28 de abril próximo, sob a égide do Clube Automóvel do Centro. Entretanto, não deixe de acompanhar as notícias sobre a equipa na página oficial do Facebook da Hyundai Portugal Motorsport, em @hyundaiportugalmotorsport.