Ricardo Moura e António Costa (Ford Fiesta R5) e Miguel Barbosa e Hugo Magalhães (Skoda Fábia R5) voaram baixinho durante todo Rally Serras de Fafe. Só após ter sido disputada a última prova de classificação, que por ironia terminou empatada em tempos, foi possível saber que Moura e Costa ganharam uma das mais renhidas provas de sempre, dos ralis nacionais. Durante todo o rali, houve seis trocas de líder da prova, nos onze troços disputados e a diferença finall cifrou-se em 1,70 segundos.
Pedro Meireles e Mário Castro (Skoda Fábia R5) arrecadaram o terceiro lugar, gerindo a fase final, já com José Pedro Fontes e Paulo Babo (Citroen DS3 R5) a "chegarem-se" à traseira do Skoda, à medida que a prova decorria e Fontes confessava estar "a ganhar ritmo". No entanto, uma penalização imposta a Miguel Barbosa e Pedro Meireles por alegadamente terem feito falsa partida na super especial do dia anterior, retirou a Pedro Meireles o terceiro lugar subindo assim para este posto José Pedro Fontes. Barbosa manteve o segundo lugar.
Armindo Araújo e Luís Ramalho (Hyundai i20 R5) conseguiram um quinto posto "suado" depois de uma prova assombrado por várias falhas de motor, que não lhes permitiam melhor do que "perder" 2m 12,50s, para os homens da frente. O Campeão Nacional em título, Carlos Vieira, navegado por Jorge Carvalho em Hyundai i20 R5, foi também assombrado por problemas de vária ordem, como o motor que se desligou logo no início da prova e um capotanço logo de seguida. Quando não teve problemas foi rápido, tal como o Bi-Campeão Mundial de Produção, Armindo Araújo.
Nas duas rodas motrizes Pedro Antunes e Jorge Gonçalves (Peugeot 208 R2) dominaram e terminaram com uma vantagem de 1m 31,60s sobre os principais adversários, Daniel Nunes e Rui Raimundo (Peugeot 208 R2). O podium das duas rodas motrizes fecou com a dúpla espanhola, Efren Llarena e Sara Fernandez (Peugeot 208 R2).
O Rally Serras de Fafe, foi marcado por uma assitiência numerosa e certamente que os largos milhares que se deslocaram às serras de Fafe não deram o tempo por mal-empregue. Sol e um optimo espectáculo fizeram parte do cardápio para o fim-de-semana. A organização esteve a cargo do DEMOPORTO.
O que disseram os pilotos:
Ricardo Moura
"Eu acho que quem gosta de rallys e viu este rally de fora viu que nós, pelo menos, empenhamo-nos a 200%. Em muitos sitios viemos no limite, sinceramente não sei se consigo fazer muito mais, se calhar é possível de o fazer mas eu não sei se o consigo e portanto estou muito feliz."
"Acho que é óptimo para os nossos patrocinadores e em particular para os Açores estarem na liderança do campeonato nacional é um destaque merecido para a região e portanto, estou ainda mais feliz por isso.
"Foi um rally super disputado, o Miguel esta de parabéns fez uma óptima prova, uma prova que considero bastante dura, aquela zona onde passamos as quatro vezes mais parecia todo terreno, mas conseguimos ultrapassar com destinção as adversidades e estou muito feliz por isso."
Miguel Barbosa
"Primeiro estou muito orgulhoso por estar a fazer parte deste momento, por outro lado triste por perder a vitória por 1,7 e por outro lado orgulhoso por aquilo que fizemos, aquilo que a equipa fez, trabalhamos bastante bem antes da corrida e tivemos um excelente andamento."
Pedro Meireles
"Em termos de campeonato é uma boa operação. O campeonato esta bastante competitivo este ano e portanto penso que qualquer lugar no pódio é bom. No entanto não estou muito satisfeito com a nossa performance, acho que não devíamos andar tão longe dos primeiros, acho que a falta de preparação dos testes foi evidente, quase não pude testar antes de vir para a prova, mas agora é olhar em frente, aproveitar este resultado e trabalhar mais para estarmos mais competitivos no próximo rally... Basicamente foi isso."