Rali do Sabugal em dia de S. João, apadrinhado por Nuno Rodrigues da Silva

Foi ontem apresentado, dia 4, no Sabugal, a primeira edição do Rali do Sabugal. O acto ocorreu no complexo desportivo e contou com a presença de responsáveis autárquicos, do Guarda Unida, das forças de segurança, protecção civil, presidentes de junta, pilotos e outros interessados no fenómeno desportivo automóvel.

O vereador do pelouro do desporto da Câmara do Sabugal, Amadeus Neves, teceu algumas considerações, referindo a importância da promoção de actividades diversificadas, considerando os desportos motorizados como uma mais valia na proposta que a autarquia disponibiliza na valorização e promoção do território.

António Pissarra, presidente do GUD, fez a apresentação da prova, referindo a qualidade do traçado, nomeadamente a espectacularidade da super-especial e do troço das Teixedas, a primeira no Parque Industrial e o segundo bem próximo da Cidade. Através da projecção de vídeos das PEC os presentes ficaram com a noção das características do rali, dos meios envolvidos e de toda a logística envolvida.

Salvador Cabral, um dos responsáveis do GUD deu algumas informações mais precisas sobre os troços, os quais têm já todos os materiais envolvidos e meios humanos já preparados.

Gonçalo Janeira, piloto do Fundão, representou os pilotos, tendo salientado as condições da prova, as quais, na sua opinião, vão agradar muito aos pilotos, nomeadamente Nuno Rodrigues da Silva, ex-campeão do Mundo, o qual é o padrinho da prova e nela também vai participar, entre um lote de pilotos portugueses e espanhóis.

Até ao dia 23, dia da prova, cujas primeiras acções para pilotos e viaturas começam pelas sete horas da manhã, iniciando a competição a partir das 14 horas, com duas passagens em cada um dos troços que constituem o rali, tempo para aprimorar, com a organização, a protecção civil e as forças de segurança todos os pormenores para um excelente evento de desporto automóvel, envolvendo mais de 80 pessoas, entre oficiais de prova, médicos e enfermeiros, marshals e diversos voluntários.

O Rali do Sabugal é uma organização conjunta do Guarda Unida Desportiva, titular do alvará n.º 75 da FPAK, e da Câmara do Sabugal, integra as tradicionais festas de S. João, com o apoio dos Bombeiros Voluntários do Soito e do Sabugal, das juntas de freguesia envolvidas e da firma Matos e Prata, concessionário BMW, entre outros.