Ricardo Matos defende liderança da Taça FPAK na estreia com o Mitsubishi Lancer Evo IX no asfalto

Depois das vitórias nas provas da Taça FPAK de Ralis em Fafe e Mortágua, Ricardo Matos e o navegador Carlos Matos terão a sua primeira experiência com o Mitsubishi Lancer Evo IX em ralis de asfalto, no próximo fim de semana. Será no tradicional Rali Vidreiro – Centro de Portugal, onde o piloto de Amarante espera manter a liderança da competição.

O início de época de Ricardo Matos na Taça FPAK de Ralis foi verdadeiramente notável, com vitórias indiscutíveis nas rondas do Rali Serras de Fafe e do Rali de Mortágua. Agora, o piloto de Amarante quer dar sequência ao excelente momento de forma no início da fase de asfalto da temporada, uma nova realidade para Ricardo Matos.

“Será o nosso primeiro rali de asfalto com o Mitsubishi e, naturalmente, o desafio é enorme”, refere o líder do campeonato. “Faremos um teste poucos dias antes do rali e só aí poderei perceber o comportamento do carro no asfalto e fazer alguma afinação. Nos reconhecimentos percebi que este rali é caracterizado por longas retas que terminam em fortes travagens e onde é preciso ter cuidado para não travar demasiado tarde. Depois, há zonas com descidas bem íngremes e técnicas, misturadas com partes rápidas e estreitas com diferentes tipos de piso – ou demasiado abrasivo, porque é um alcatrão antigo e com muita pedra, ou então um piso novo e liso, que poderá tornar-se escorregadio. É uma mistura de condições que torna a escolha de pneus muito difícil para todos os pilotos. Sinceramente, o que nos chocou mais nos reconhecimentos foi o cenário desolador deixado pelos incêndios durante quilómetros e quilómetros. Essa realidade da paisagem também nos retira referências no terreno e é preciso estar muito concentrado. Teremos uma dupla missão neste rali: por um lado, recolher o máximo de informação possível sobre o comportamento do carro no asfalto; e por outro tentar acumular o máximo de pontos possível, para continuarmos na frente do campeonato. A concorrência deverá estar ainda mais forte do que na fase de terra e nós teremos de aprender tudo rapidamente”, afirmou Ricardo Matos.

A poucos dias de mais um momento significativo na sua carreira, Ricardo Matos também frisou “a importância de todos os nossos patrocinadores e o orgulho que é representar o município de Amarante, desta vez na região Centro. Quero também deixar um agradecimento a toda a equipa da PaulCar, pelo excelente trabalho que fez no carro num curto espaço de tempo.”

Sob a organização do Clube Automóvel da Marinha Grande, o Rali Vidreiro Centro de Portugal começa esta sexta-feira (8 de junho) com uma dupla passagem pelo troço de São Pedro de Moel (8,64 kms), a que se segue a Super Especial noturna de 1,5 kms, agendada para as 21h05. No sábado, os pilotos terão pela frente duas passagens pelos troços de Mata Mourisca (15,37 kms) e Assanha da Paz (10,87 kms), e três passagens pela classificativa de Pinhal do Rei (12,98 kms), disputando um total de 110,20 kms cronometrados.