André Lavadinho surpreende na 4.ª Especial Riba D’Ave 2018

Foi muito positiva e surpreendente a estreia de André Lavadinho aos comandos de um Peugeot 208 R2, na 4.ª Especial Riba D’Ave, prova que decorreu como complemento do Rali de Famalicão, sexta prova pontuável para o Troféu CIN. O piloto, que participou no evento a convite do AveMotor, conseguiu um brilhante sexto lugar num evento que marcava a sua estreia num carro de ralis.

Numa prova que consistia por três passagens por um circuito citadino, em jeito de Super-Especial, André Lavadinho fez uma prova em crescendo e ficou muito satisfeito com a sua prestação. “A adaptação correu muito bem. Sem um teste prévio no carro, penso que consegui evoluir de passagem para passagem. Ainda não me habituei à caixa de velocidades sequencial, pois sempre andei em carros com patilhas mas penso que consigo evoluir no futuro. Adorei esta experiencia e na chegada ao final da terceira passagem pensei para mim: já acabou? Andava aqui o dia todo! O carro é espetacular! Deve ser fantástico realizar um rali da Peugeot Rally Cup Iberica com toda a competitividade que o campeonato tem! Os carros são fantástico com um chassis impressionante”, começou por dizer antes de admitir ter ficado surpreendido com “primeira passagem efetuada, mas com a experiencia do meu navegador, Valter Cardoso, consegui evoluir e assim surpreender-me passagem após passagem com os tempos a melhorar 2/3 segundos. Tentei dar o máximo de espetáculo também ao publico presente pois estiveram longas horas ao sol a aguardar pelos mais 60 concorrentes presentes no fantastico evento da AveMotor.”

Para Valter Cardoso esta foi uma tarde para não mais esquecer. “Os ralis são uma modalidade diferente da velocidade e que requer alguma dedicação e método de trabalho. Se o André conseguir conciliar tudo isso obviamente que, "step by step", dará um bom piloto de ralis. Demonstrou-me nesta prova que sabe ouvir alguns dos conselhos que lhe fui transmitindo e soube coloca-los em prática, evoluindo em todas as passagens e logo por aí demonstra que está apto para dar continuidade aos seus projectos nesta modalidade”, explicou.

Questionado sobre uma possível participação na Peugeot Rally Cup Ibérica ou noutras provas do Campeonato de Portugal de Ralis, André Lavadinho não colocou de parte essa possibilidade. “Espero que sim! Caso consiga reunir os apoios necessários para tal, irei certamente voltar ao mundo dos ralis, além do TCR. O sonho comanda a vida, logo, irei dar o meu melhor para que tudo se concretize.”