A dupla Marcelo Ávila/Miguel Sousa Azevedo participa, no próximo fim de semana (dias 12 e 13), no Rali Casinos do Algarve, a última prova do campeonato nacional da modalidade, cumprindo assim a segunda parte da iniciativa “RallyXperience”, promovida pela equipa “ACB Racing” que de há muito se tem destacado por conseguir levar até ao continente alguns dos mais jovens e promissores talentos do automobilismo regional. Os terceirenses vão tripular o Citroën Saxo Cup com que correram o recente Rali Ilha Lilás, e seguem para paragens algarvias com “muita vontade de conhecer troços novos e de aproveitar esta grande experiência. Vamos preparar o rali o melhor que sabemos e tentar evoluir ao longo dos dois dias”, afirma o piloto.
Para Marcelo Ávila esta é “uma oportunidade única, mesmo se não temos qualquer aspiração em termos de classificação, até porque o nosso carro é o menos potente de toda a lista. Mas vamos fazer o melhor que sabemos, para representar a nossa terra e todos os patrocinadores e amigos que permitiram esta presença”, refere.
O jovem piloto de Angra do Heroísmo, de 20 anos de idade, vem do Autocross, tendo ganho várias etapas das competições disputadas no Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória. Participou, como carro-zero, no 1º Rali Ilha das Flores em 2014, estreando-se oficialmente como piloto no Rali Ilha Lilás desse ano, prova que não terminou. Este ano foi 13º da geral no evento do TAC.
Para Miguel Sousa Azevedo, navegador da equipa, fazer parte do projeto “RallyXperience” tem sido “um prazer, não só pelas condições proporcionadas, mas também pelo bom ambiente vivido na equipa e com a família do Marcelo”, pelo que a ida ao Algarve “é uma etapa de aprendizagem também para mim, onde espero estar à altura”, afirma o co-piloto/jornalista, que completa em dezembro dez anos de participações nos ralis.
António Castelo Branco, responsável pela “ACB Racing”, que também estará no Algarve a assistir o piloto continental Daniel Nunes, realça “o leque de apoios que esta iniciativa teve, desde a FPAK ao Clube Automóvel do Algarve, que nos deram condições excelentes para este arranque da carreira do Marcelo, até à câmara de Angra do Heroísmo e a todas as empresas que se associaram a nós. A todos, fica um grande agradecimento, que espera se veja na visibilidade que temos dado ao projeto”, disse o empresário cujo espírito de iniciativa tem colocado de pé projetos que têm proporcionado, a pilotos terceirenses, experiências únicas fora de portas e em provas de categoria máxima dos ralis nacionais.
A prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve está dividida em dois dias, e tem o seu centro nevrálgico em Portimão, sendo o parque de assistência localizado no Passeio Ribeirinho daquele destino turístico. No sábado, as cerca de 30 equipas inscritas cumprem, a partir das 15h00, passagens duplas pelos troços de Chilrão (14,99 kms) e Alferce (14,93 kms), terminando a secção com uma Super Especial (1,5 kms) na cidade de Lagos. No domingo, tudo começa pelas 10h00, com os troços de Monchique (9,93 kms) e Fóia (20,07 kms) a fecharem o evento que, para além de pontuar para o Nacional de Ralis, faz parte do Troféu Europeu de Ralis, do Nacional de Ralis GT e Clássicos e ainda da Taça de Ralis FPAK Asfalto.