Kia Picanto GT Cup vence categoria RC5 na estreia no Campeonato de Portugal de Ralis

Rápido, fiável e divertido. É assim o Kia Picanto GT Cup na velocidade nacional e agora, também, nos ralis portugueses. Enfrentando concorrentes de maior estirpe, pela experiência dos pilotos que se encontravam ao volante e a potência das viaturas ao seu dispor, o carro desenvolvido pela Kia Portugal, em parceria com a CRM Motorsport, deixou excelentes indicações durante o Rali Vidreiro Centro de Portugal — prova que marcou a estreia do kit concebido especificamente para a modalidade.

Se, no primeiro dia de competição, o duo Tiago Raposo Magalhães/Tiago Carvalho concentrou-se em obter os primeiros quilómetros aos comandos do carro, na segunda etapa do evento organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande, ambos procuravam aumentar gradualmente o ritmo à medida que a confiança e entrosamento se ia sedimentando.

Os tempos cronometrados registados nas duas primeiras especiais da manhã de sábado provaram isso mesmo, com a dupla apoiada pela Toyo Tires, Blinker e Charm Flats a seguir o exemplo do dia anterior e a ficar à frente das mais potentes viaturas das categorias RC3 e RC4. Com isso, lutavam igualmente pelo triunfo na categoria RC5 em que se encontravam inscritos, dando boa réplica à prestação operada pelo segundo Kia Picanto GT Cup, tripulado por Francisco Esperto/Fernando Miguel.

O excelente desempenho até então viria, no entanto, a ser interrompido por uma saída de estrada na PEC 6. Embora sem consequências de maior, o violento despiste, provocado por um embate numa pedra, resultou num furo e troca obrigatória do pneu da frente do lado direito, acabando, assim, por comprometer irremediavelmente o resultado do Picanto nº #45.

“Apesar da pedra que provocou o nosso despiste e consequente queda na classificação geral, impedindo-nos de lutar pelo triunfo na categoria RC5, saímos da Marinha Grande com enorme satisfação e um sorriso no rosto. A estreia do Kia Picanto GT Cup no Campeonato de Portugal de Ralis e o nosso regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis comprovou não só a enorme rapidez do modelo, como a sua tremenda fiabilidade, visível no facto de termos continuado em prova após a violenta saída de estrada sofrida na PEC 6”, revela Tiago Raposo Magalhães.

“A esse atestamento da durabilidade dos componentes do Kia Picanto GT Cup junta-se a ausência de qualquer lamúria mecânica ao longo de todo o fim-de-semana nos dois carros em prova, acompanhada pela performance do Picanto, cumprida em toda a linha com o triunfo da dupla Francisco Esperto/Fernando Miguel na categoria RC5. É a eles a quem, desde já, queremos endereçar os nossos sinceros parabéns, partilhando a nossa satisfação com este resultado e o excelente ambiente vivido durante a prova”, enaltece o responsável da CRM Motorsport.

Já Tiago Carvalho, Diretor de Após-Venda da Kia Portugal e navegador de Tiago Raposo Magalhães neste regresso de ambos aos ralis, destacou a rapidez do modelo: “Como anunciado publicamente, o mais importante era testar o Kia Picanto GT Cup em provas de estrada e perceber se tínhamos em mãos um carro para vencer a categoria RC5. Parabéns ao Francisco e ao Fernando pelo desempenho que tiveram na estreia do Kia Picanto GT Cup nos ralis. Vemo-nos novamente em Castelo Branco, onde contamos, para satisfação da Kia Portugal e da CRM Motorsport, ter à partida da prova três ou quatro ‘Picantos’, confirmando o interesse no projeto”, conclui.

Classificação Rali Vidreiro Centro de Portugal

1 – Armindo Araújo/Luís Ramalho, Hyundai i20 R5, (RC2), 1:03:24.80

2 – Ricardo Teodósio/José Teixeira, Skoda Fabia R5, (RC2), +0:27.00

3 – Pedro Meireles/Mário Castro, Skoda Fabia R5, (RC2), +1:22.90

4 – José Pedro Fontes/Paulo Babo, Citroën DS3 R5, (RC2), +1:43.20

5 – Adruzilo Lopes/Jorge Henriques, Porsche 997 GT3, (RGT), +2:45.30

16 – Francisco Esperto/Fernando Miguel, Kia Picanto GT Cup, (RC5), +12:06.90

22 – Tiago Raposo Magalhães/Tiago Carvalho, Kia Picanto GT Cup, (RC5), +24.51.80